Como Estudar Para Passar em Todos os Exames em Moçambique






Começo este artigo salientando que as dicas seguintes não se destinam só a estudantes universitários. Destinam-se também aos pais desses estudantes que têm obrigação de os alertar para os desafios que enfrentam, para os alunos do secundário que também têm exames e para pessoas que fazem da aprendizagem uma constante na sua vida. Aqui aprendemos como estudar.

Os exames são uma justificação plausível para algumas dores de cabeça, baixos níveis de motivação e estados emocionais de combustão muito próximos da explosão.

Pela minha experiência, todas estas condicionantes são variáveis e altamente dependentes dos hábitos de trabalho de cada estudante. Alguns lidam bem com a fase de exames e eu, felizmente, fui um desses casos. Aliás, cheguei a sugerir algumas vezes durante as aulas que preferia mil vezes a fase de exames ao período de aulas. Na minha opinião, é tudo sobre como estudar.

O que acontece na realidade é que há alunos que se organizam tão bem que a fase de exames não lhes causa grande pressão. A sua organização garante-lhes que irão obter bons resultados. À organização junta-se a disciplina. Sejamos realistas, socializar e divertir é essencial para a vida humana, mas um mês de rigor e disciplina não te apagará do mapa, até será benéfico porque um misto de ausência e saudade fortalece os laços de amizade entre as pessoas. O maior benefício é mesmo chegar ao final da época de exames e ter todas as disciplinas feitas com sucesso. Bom, não?


Como estudar para os exames: 
Antes de partir para as minhas técnicas e métodos de estudo sobre as quais deverão começar a reflectir e adaptar às vossas necessidades, é importante referir que nada do que se segue funciona sem uma força de vontade inestimável de obter sucesso na próxima fase de exames. Na verdade, nada na vida funciona se não for mediado por uma dose inqualificável de vontade, querer e, claro, conhecimento. Para obteres os melhores resultados deverás por começar a acordar amanhã e todos os dias acreditando que estás a dar o melhor de ti, que vais chegar ao fim desta fase de exames esgotado mas que vais sentir o sabor da vitória. Vamos ao processo.


Cria um calendário/horário segundo as tuas necessidades 

Se és daqueles que nunca sabe muito bem o que vais estudar hoje e o que vais estudar a seguir, aconselho-te a criares um horário de estudo. Nas minhas primeiras fases de exame necessitei de criar estes horários. Nas últimas fases não foi necessário porque a criação de um calendário durante duas ou três fases de exames foram suficientes para automatizar a organização do meu estudo.

A realização dos meus horários tinha como base as minhas necessidades. Sempre estive ciente de quais eram as minhas maiores fraquezas e os meus fortes. Por exemplo, necessitava de muito menos tempo para estudo teórico do que para questões práticas, como as disciplinas associadas à Matemática. Por essa razão, o meu horário era criado de acordo com esses fortes e fraquezas.

 Reúne todo o material de estudo e organiza-o 

Passei longos dias antes dos exames (cerca de um mês antes) a preparar o meu material de estudo. Na verdade, resumia livros com matéria para construir o meu próprio material de estudo. Posso dizer que foram esses resumos que fizeram as minhas disciplinas.  Existem várias razões benéficas em reunires e organizares o material de estudo.

  • Falta de produtividade e stress associado a constantes pesquisas no Google ou noutro lado qualquer. Entre pesquisas perdes uma quantidade enorme de tempo, desanimas porque não encontras o que pretendes e muitas vezes perdes-te em conteúdos que mais tarde reparas que não são úteis; 
  • Teres resumos ou apontamentos realizados dentro do contexto da disciplinas são muito mais ricos e direccionados para a matéria que irá sair no exame. Portanto, deves ser tu a arranjar todo o material antecipadamente e organizá-lo para que na altura de estudar esteja tudo à mão.


Mentaliza-te que a persistência sobrepõem-se à inteligência

 Sabias que Thomas Edison não tinha qualquer curso universitário mas foi um dos maiores cientistas da história? E mais curioso, sabes quantas tentativas fez ele até chegar à lâmpada incandescente? Cerca de 10 mil! isto significa que para ele chegar aquilo que conhecemos hoje por lâmpada, teve que persistir e tentar 10 mil vezes. Será que alguém mais inteligente teria conseguido em menos tentativas? Possivelmente sim mas o que fica para a história é o nome Edison e as suas 10 mil tentativas. E a verdade é que foi ele quem fez as descobertas, não um sobredotado.

Ninguém é inteligente o suficiente para ter 20 sem estudar nem ninguém é insuficientemente inteligente para passar a uma disciplina sem tomar uma atitude persistente. Tens que ser persistente no teu estudo, não podes desanimar ao mínimo contratempo. Se não sabes fazer um exercício então é a altura certa para aprenderes a fazê-lo. O exame é daqui a um mês, não foi ontem.

Junta-te a um grupo de pessoas e estudem em conjunto
 Estudar em grupo com pessoas que tenham os mesmos objectivos que tu é essencial para o teu plano de estudo. Se uma cabeça pensa muito, duas pensam muito mais. 
É um caso claro onde o resultado é muito maior que a soma das partes individuais. Ao estudares em grupo estás a criar um conjunto de recursos a quem poderás recorrer em caso de dúvidas sobre as matérias, discutir as matérias, etc. Cada um de nós tem a sua área de interesse, uns somos melhores numas coisas outros noutras coisas. Ao criares um grupo de estudo reúne-se o melhor de cada um num só local e as partes complementam-se.

Junta-te a um grupo de pessoas e estudem em conjunto 
Estudar em grupo com pessoas que tenham os mesmos objectivos que tu é essencial para o teu plano de estudo. Se uma cabeça pensa muito, duas pensam muito mais. 
É um caso claro onde o resultado é muito maior que a soma das partes individuais. Ao estudares em grupo estás a criar um conjunto de recursos a quem poderás recorrer em caso de dúvidas sobre as matérias, discutir as matérias, etc. Cada um de nós tem a sua área de interesse, uns somos melhores numas coisas outros noutras coisas. Ao criares um grupo de estudo reúne-se o melhor de cada um num só local e as partes complementam-se.

Faz sessões orais de pergunta-resposta 
Esta é uma prática que só é possível com um grupo de estudo. Podia ser facilmente encaixada no tópico acima mas merece ser tratada individualmente.
Uma sessão oral de pergunta-resposta consiste essencialmente em juntar duas ou mais pessoas, cada uma com os seus resumos, e um dos intervenientes coloca uma questão sobre a matéria depois de passar os olhos pela resposta. Ou seja, quem questiona, antes de colocar a pergunta já sabe a resposta. O outro intervenientes deverá responder à questão. Se este não souber a resposta, então o questionador dá a resposta, desta vez sem ler.

A interiorização através do som é altamente eficaz quando nos focamos em ouvir. Praticar sessões orais de pergunta-resposta permite duas coisas:

  • Ouvir uma resposta e interiorizá-la; 
  • Treinar a tua resposta caso o outro não saiba 

Realizei infinitas sessões destas com os meus colegas. Cada um com os seus resumos e cada um a colocar questões. Além de permitir atestar os conhecimentos e adquirir outros, ainda permite criar respostas mais completas com informações adicionais que uns sabem e outros não. Recomendo uma sessão destas por dia depois de uma ou duas semanas de estudo, numa altura em que a matéria já é conhecida, mesmo que por alto.

Realiza pausas de 15/20 minutos entre cada hora e meia de estudo e uma pausa grande durante a tarde

As pausas são essenciais para repor energias e níveis de concentração. A razão pela qual recomendo 20/30 minutos, quando normalmente recomendo 10/15 para os períodos de trabalho (emprego), deve-se ao fato de que estudar traz um esforço mental superior do que qualquer trabalho que possa existir. Quem vamos responsabilizar em caso de falha? Qual o significado de resumir um semestre a um exame de duas horas e meia? A pressão é muita, eis as razões.  
Durante as pausas breves entre cada hora e meia de estudo não estejas no teu local de trabalho; levanta-te da cadeira, vai apanhar ar, come qualquer coisa e esquece o estudo por momentos. Faz uma pausa grande na parte da tarde além destes intervalos regulares. “Grande” significa uma hora ou hora e meia. Junta o pessoal, vão ao bar da faculdade ou algo idêntico e dispersem um pouco.

Não permitas que os outros influenciem a tua gestão de tempo
 Durante uma fase de exames vais ter muita gente a tentar puxar-te para a diversão e socialização. Normalmente pessoas que não têm os mesmos objectivos que tu. Se reparares no meu horário acima, tenho uma manhã do fim-de-semana livre e não é por acaso, é mesmo a pensar nestas situações. Porém, as propostas acontecem num número superior aqueles dias que antecedem as manhãs que estão livres e a essas eu digo simplesmente não.
O sucesso ou insucesso de uma fase de exames é proporcional ao teu auto-controlo sobre estas situações. No meu caso, prefiro fazer várias pausas durante o dia para descontrair do que passar o dia inteiro a forçar-me a estudar para poder sair à noite.

A repetição automatiza processos o que significa tempo extra no exame

 Apliquei esta máxima tanto em matérias teóricas como práticas. Nas teóricas, ler, reler, pensar, voltar a ler e ler novamente permite reunir num só local (na cabeça) um misto de compreensão da matéria com um género de fotografia visual onde cada palavra, cada frase e cada vírgula aparecem na mente como uma música. 
Na realidade, chegando ao exame, o texto fluí quase como se tivesse vida própria, sem grande necessidade de recorrer ao esforço mental para associar conceitos. Muitas pessoas chamam a isso decorar, mas o que estás a fazer não é decorar. Repara que eu disse em cima “pensar” e é tão importante pensar como ler vezes sem fim.

Nas matérias mais práticas, tinha como hábito realizar os mesmos exercício, por exemplo de Cálculo, umas três ou quatro vezes. É verdade, percorria o conjunto de exercício de preparação para o exame umas duas ou três vezes, e ainda mais os que tinha dificuldades. Como é óbvio, à segunda ou terceira vez já sabia a solução de cor, mas o facto de os repetir permitiam automatizar certos processos que eram facilmente transpostos para outros exercício do mesmo tipo.

 Agora estás mais alerta para o desafio dos exames. Esse bicho de sete cabeças pode ser domado e de que maneira. Em poucas palavras, ready, set, go!: prepara os teus conteúdos com organização, faz a tua preparação psicológica para persistires e venham eles. Caso tenhas alguma dúvida ou necessites de uma sugestão faz um comentário em baixo.
 Bons exames.

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